A vitória de Joe Biden nas eleições americanas completaria o isolamento do Brasil no mundo, exigiria uma reconstrução da relação com os EUA “a partir do zero” e iria obrigar o governo a repensar sua política externa.

O alerta é do embaixador Rubens Ricupero, um dos nomes mais respeitado da diplomacia nacional no mundo. “Uma reviravolta muito grande nos Estados Unidos fragiliza a posição de Bolsonaro, que se torna muito precária no mundo e até no Brasil”, disse.

Ex-ministro da Fazenda e ex-ministro do Meio Ambiente, Ricupero serviu na embaixada do Brasil em Washington nos anos de Jimmy Carter e foi embaixador do país nos EUA décadas depois.

Em uma longa entrevista à coluna, Ricupero avaliou o programa de Biden e o que representaria sua vitória para o Brasil.

“Se Trump for derrotado, a primeira consequência é mostrar que a onda que encarnou e parecia em ascensão irreversível – a onda do populismo nacionalista antiliberal anticientífico – foi revertida”, declarou.

“Seria um autêntico terremoto, um pouco como despertar de um pesadelo”, afirmou. Mas ele lembra que despertar de um pesadelo não quer dizer o desembarque paraíso, mas, sim, na realidade. “É preciso deixar claro que a derrota de Trump será um acontecimento gigantesco, mas apenas cria condições para enfrentar os imensos desafios que enfrentamos”, afirmou.

Confira os principais trechos da entrevista.

Entrevista publicada na coluna de Jamil Chade, no UOL em 26/10/2020.