Na última semana, a decisão do governo federal de tirar do ar dados sobre o novo coronavírus fez o Brasil voltar ao noticiário internacional de forma negativa. Veículos de comunicação de diversos países apontaram que a medida vinha em meio ao aumento do número de mortes.

Esse foi mais um arranhão na imagem internacional do país, que está se desgastando durante a pandemia. A imprensa estrangeira já repercutiu o vídeo da reunião ministerial em que o presidente Jair Bolsonaro distribuiu ofensas e palavrões. Os jornais do exterior trataram ainda de temas como a gestão ambiental em meio à pandemia, o veto dos Estados Unidos à entrada de quem esteve no Brasil e também a insistência de Bolsonaro em minimizar a crise.

O Café da Manhã desta quarta-feira (10) aborda a reputação do governo Bolsonaro e do Brasil no exterior. O diplomata Rubens Ricupero, ex-embaixador do Brasil em Washington e ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda no governo Itamar Franco, explica como as decisões tomadas internamente repercutem no exterior e que imagem o atual governo se propôs a projetar.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granneman.