“O governo brasileiro foi ingênuo ao imaginar que seria vantajoso se alinhar aos EUA. Era uma ficção a ideia de que o presidente Bolsonaro e seu filho Eduardo tinham um canal direto com Trump. Neste mundo de competição pelo comércio internacional, o interesse do Brasil é ser autônomo e ganhar o máximo em cada negociação.” Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e ex-embaixador em Washington.

“O governador Eduardo Leite (PSDB), corajosamente, assumiu a disputa eleitoral sabendo da gravidade da situação fiscal do Estado, e, mesmo assim, comprometeu-se com as mudanças, única via capaz de recolocar o Rio Grande do Sul no eixo do desenvolvimento com correção fiscal.” Mateus Wesp (PSDB), deputado estadual.

“Seremos muito mais exigentes no trato com o governo. A bancada dá sustentação política e tem de ter o respeito que merece. Certamente, vamos subir o volume da nossa voz para exigir do governo decisões que defendemos. Isso já começa com o orçamento.” Alceu Moreira, deputado federal (MDB) da Frente Parlamentar da Agricultura.

“Os povos indígenas do Brasil estão sendo assassinados por tentar proteger as florestas do desmatamento. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso.” Greta Thunberg, jovem ativista sueca.

Matéria publicada pelo Jornal do Comércio em 10/12/2019.